ELO!
ELO!
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você já ouviu falar em Negócios como Missão?

Você já ouviu falar em Negócios como Missão?
Samara Brandão
ago. 18 - 6 min de leitura
000

Talvez você já tenha ouvido falar em Negócios como Missão ou até mesmo Business as Mission, seu nome em inglês. 

O fato é que logo assim de "cara" é difícil associar o conceito à sua ideia correta. Muitos pensam ser um negócio filantrópico que visa arrecadar fundos para ajudar missões evangelísticas ao redor do mundo. Mas não se trata disso. De forma bem simplificada, porém não simplista, BAM como é carinhosamente conhecido os Business as Mission, buscam servir a Deus servindo pessoas através de negócios. 

Para aprofundar melhor nosso entendimento sobre Negócios como Missão e esse santo chamado do empreendedor para ser resposta de Deus como parte de uma solução aos problemas atuais enfrentados por todas as sociedades hoje, compartilho com vocês a tradução de um texto originalmente postado em inglês no nosso site www.bamglobal.org para o seu conhecimento e encorajamento na jornada empreendedora, muito importante para o Reino de Deus. 

 

O que é Negócios como Missão?

Como Dallas Willard disse uma vez: 

" Os Negócios são uma força motriz primária do amor de Deus na História Humana".

Negócios, bem feito, glorificam a Deus. Há uma poder intrínseco nos negócios que possibilita a criação de empregos dignos, multiplica recursos através de criatividade e trabalho duro, prover sustento para famílias e comunidades, impulsiona a  inovação e, finalmente, promove o bem na sociedade. Nós não temos que seguir uma estratégia evangelística para justificar o propósito da empresa ou de alguma forma tornar esse trabalho sagrado. Profissionais dos negócios que seguem Jesus no mercado já possuem uma vocação santa.

Contudo, há uma enorme oportunidade diante de nós para alavancar o poder de negócios dado por Deus para abordar questões espirituais, sociais, ambientes e econômicas mais relevantes para o mundo hoje... para obter um impacto positivo por meio de negócios lucrativos, em torno de quatro pilares: pessoas, planeta, lucro e propósito eterno. Há um movimento crescente na igreja global de pessoas aproveitando esta oportunidade e trabalhando de diferentes formas.  Uma delas é Business as Mission ou Negócios como Missão - uma comunidade daqueles que constróem o Reino de Deus através dos negócios, em meio aos mais vulneráveis, menos favorecidos e fora do alcance do evangelho na nossa vizinhança e ao redor de todo o mundo.

Negócios como Missão é a demonstração do Reino de Deus no contexto dos negócios - e ao fazê-lo, nos envolvemos com questões sociais, econômicas, ambientais e espirituais mais urgentes do mundo.

Definindo BAM?!

Não há uma definição universalmente acordada sobre Negócios como Missão, mas há alguns denominadores chaves em comum no movimento BAM global. E enquanto crescemos neste consenso, muitos outros termos também são usados para a mesma ideia ou similar. Muitos preferem termos alternativos como: Negócios do Reino, Empreendedorismo Missional, Negócios Transformacional, Negócios Missionais ou Negócios para Transformação (B4T), entre outros. Negócios como Missão ou "BAM", é mais um nos vastos termos usados para isso na língua inglesa, existem outros termos também em outras línguas.

Mas há uma definição sobre Negócios como Missão adotada pelo BAM Global que define um empreendimento engajado nesse propósito.

Business as Mission - Negócios como Missão é:

  • Negócio lucrativo e sustentável;
  • Intencional sobre o propósito do Reino de Deus e impacto em pessoas e nações;
  • Focado na transformação holística e nos múltiplos aspectos fundamentais de um negócio: econômico, social, ambiental e espiritual;
  • Interessado nas pessoas mais pobres e menos evangelizadas do planeta.

Intencional e Integrado

Business as Mission não é uma idéia nova!  Business as Mission tem sido combinado de forma diferente, em diferentes épocas da história da igreja. Entretanto, o movimento contemporâneo de Business as Mission tem crescido intencionalmente na igreja global para integrar totalmente os objetivos empresariais com o chamado para uma igreja integral levando o evangelho integral para o mundo inteiro. Essa é a resposta para a oração "Venha o Teu Reino, seja feita a Sua vontade assim na terra como no ceú", como pessoas e comunidades transformadas positivamente através de atividades lucrativas de negócios. BAM é a integração intencional entre negócios e missão.

Negócios são uma vocação e instituição dada por Deus na sociedade, com o potencial de trazer múltiplos benefícios para pessoas, comunidades e nações. Negócios como Missão utilizam intencionalmente o poder intrínseco dos negócios para responder a necessidades espirituais lado a lado com necessidades sociais, econômicas e ambientais.

A idéia de integração é importante. Não é um " ministério" vinculado aos negócios por conveniência ou um negócio vinculado ao ministério. Em vez  disso, a missão é trabalhada dentro e através dos negócios, por meio de atividades, produtos, serviços e relacionamentos.

Como mencionado acima, os negócios têm um potencial para gerar riqueza pela combinação de criatividade, trabalho duro e risco. Um negócio lucrativo e sustentável é capaz de criar novos postos de trabalho, direcionar inovações e gerar recursos para a sociedade. Negócios podem prover produtos e serviços que são necessários na comunidade e é estabelecido em uma ampla rede de relacionamento.

Estas atividades, produtos e relacionamentos são essenciais para os negócios e parte do potencial dado por Deus para transformar uma sociedade e glorificá-Lo. Através dos negócios podemos intencionalmente combater a pobreza, melhorar a qualidade de vida e trazer uma mudança social positiva e carregar conosco a mensagem de vida eterna.

" Business as Mission é um conceito que pode e deve ser aplicado em qualquer lugar, mas o Movimento BAM Global tem um interesse especial por pessoas e lugares onde há terríveis necessidades econômicas, sociais, ambientais e espirituais”. Mats Tunehag - Presidente BAM Global 

 

Traduzido livremente por Samara Brandão - Embaixadora Associada BAM Global 

Fonte: www.bamglobal.org


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você