ELO!
ELO!
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Motivos para Agradecer pelo 2020? Exercite a gratidão

Motivos para Agradecer pelo 2020?  Exercite a gratidão
Emanuele Oliveira Solyom
dez. 23 - 9 min de leitura
010

O ano de 2020 está acabando finalmente, provavelmente foi o ano mais longo da vida de muitas pessoas, e também um dos mais difíceis e desafiadores devido essa pandemia que vivemos.

Só que final de ano também é época de balanço e você têm motivos para agradecer pelo seu 2020?

O que é gratidão

Gratidão, segundo o dicionário Aurélio é ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por uma ação e/ou benefício recebido.

Tomás de Aquino fez um estudo muito interessante sobre gratidão e como ela é recebida nas diversas línguas. Ele fala que a gratidão é uma realidade humana complexa que pode ser categorizada em três níveis.

No primeiro nível de gratidão é de reconhecimento em um nível mais racional e intelectual se destacam a língua inglesa e alemã (to thank / zu danken) que tem a mesma origem do pensar (to think / zu denken). E a falta dela é ligada a falta de reconhecimento.

No segundo nível, é de louvar e dar graças, é cair no amor e na graça de alguém porque nos traz um benefício, e são representadas nas línguas espanhola (gracias), francesa (merci), italiana (grazie) e árabe (shukran, shukran jazylan). Também indica que graça é um dom, algo não devido, devendo louvar. E a falta dela é ligada a algo caro, que não é de graça.

O terceiro nível é o mais profundo de todos porque cria um vínculo da obrigação, do dever em retribuir e se destaca no nosso português “obrigado” e no japonês (Arigatô), que remete a raridade, a consciência de quão difícil se torna a existência a partir do momento em que se recebeu tal favor, imerecido e, portanto, ficou no dever de retribuir. E a falta dela é uma dívida impagável.

Por que ser grato?

No livro de Mateus 13:12 diz: A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado.

A gratidão é um sentimento e uma ação que traz muitos frutos. Então se praticar um pouco, sua vida mudará um pouco, se praticar todos os dias, sua vida mudará drasticamente e terá cada vez mais motivos para agradecer.

A gratidão muda à vida das pessoas para melhor porque muda a percepção que as pessoas têm do mundo, das situações e das outras pessoas. Pessoas gratas têm relacionamentos mais saudáveis, tem mais saúde e felicidade, além de possibilitar maior ascensão profissional.

Exercício de Gratidão

Quem é grato é agradecido a alguém ou algo por algum motivo. Quando incluímos o porquê, o motivo da gratidão, trazemos mais intensidade e mais verdade.

Complete as frases:

Sou verdadeiramente grato(a) por _______________________________________(o quê?), porque _________________________________________________(motivo)

Obrigado(a) _______________________________________________(nome da pessoa) por _______________________________________(motivo)

Motivos de Gratidão

A gratidão pode ser por pessoas ou por coisas e abaixo tem algumas sugestões. Só que se ao começar a ler, você lembrar de alguma mágoa, dificuldade que te impeça de agradecer, lembre de coisas do passado, do que esse relacionamento ou situação já te trouxe de bom para agradecer.

Relacionamentos: comece quem mora com você, sua família, seus colegas de trabalho, seus vizinhos, seus parentes menos próximos, professores e pense no motivo da gratidão de cada um dos relacionamentos. Quantas pessoas já te ajudaram, deram conselho, te apoiaram em algo, já te fizeram sorrir?

Saúde: normalmente só lembramos da saúde quanto a perdemos, mas lembre-se de agradecer por ela, que é o que te permite realizar coisas, seja detalhista e pense em cada parte do seu corpo, da função das pernas, braços, olhos, ouvidos e vai perceber que benção é perceber que a saúde o mantém vivo. Você foi acometido pelo COVID e teve a cura? Você se manteve são todo o tempo? Glória a Deus.

Pelo dinheiro: em tempos de crise e desemprego tudo fica mais difícil, mas concentre-se nas lembranças do que já conseguiu alcançar com seus recursos ou dos seus pais/cônjuge, estudo, roupas, sapatos, tratamento médico, eletrodomésticos, viagens, casa e outros. Pense também nas contas que tem que pagar, seja grato pelo benefício que ela te traz, por exemplo, quando paga uma conta de luz, pense no benefício que é poder assistir TV, ligar um eletrodoméstico, ter um chuveiro quente.

Pelo trabalho: seja grato por seu trabalho, seja ele em uma empresa, num negócio próprio, numa atividade em casa ou num trabalho voluntário. Mesmo que você não esteja satisfeito com o seu trabalho ou esteja sem trabalho, comece agradecendo pelo trabalho que você tem hoje, pelas oportunidades que já teve, pois: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.” Lucas 16:10

Pelo alimento: precisamos de alimento e água para sobreviver, então além de ser grato por cada refeição, comece a ser grato também pelo que come e vá além, pense no caminho em que seu alimento percorreu até chegar até você, alguém cultivou, transportou, embalou, vendeu, preparou.

Por sua Igreja: pelos ensinamentos, pelos pastores, pela infraestrutura, pelos ministérios, pela oportunidade em servir, pelo prédio e estacionamento, pelos funcionários, pelas pessoas que tem sustentado financeiramente a obra, pelos missionários assistidos, pelas conversões, pelas células e PGMs.

A todos: quantas pessoas te servem a cada dia? Seja grato pelo motorista do ônibus, o cobrador, o garçom, o gari, o ascensorista do elevador, o policial, o bombeiro, o médico, o vendedor na loja, o atendente da padaria e do açougue. Diga obrigado às pessoas e se não for possível pessoalmente, faça em oração.

Por você: quando somos gratos por nós mesmos, sentimentos de insatisfação ou a sensação de que não somos bons o suficiente desaparecem por completo. Então vá até o espelho e diga pelo menos três qualidades suas pelas quais é grato.

A Deus: agradecer pela vida, pela natureza, pelos dons que Ele te deu, pela graça da salvação, por ele ter enviado o seu filho Jesus, por Ele nos amar incondicionalmente, por Ele te proteger do mal, por Ele ser justo e consolador.

Pelo que Deus ainda vai fazer: mesmo que você não consiga sentir gratidão pelo ontem e hoje, que sinta seu coração enchendo de esperança e gratidão pelo que Deus ainda vai fazer na sua vida.

“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus”. Filipenses 1:6

Quando começar?

Comece a ser grato agora e a cada dia comece a ser grato a cada manhã, que são repletas de oportunidades para você dizer obrigado.

Assim que acordar, antes de se levantar, agradeça por estar vivo, por respirar, pela noite de sono, por ter dormido em uma cama quentinha, por estar protegido debaixo de um teto.

Quando não nos sentimos gratos pelo que temos, acabamos deixando de dar valor às pequenas coisas e vamos nos deixando contaminar só por pensamentos negativos, reclamações que acabam nos impedindo de ser feliz.

Que o louvor “Te agradeço”, do Diante do Trono, seja a nossa oração de gratidão: “Por tudo o que tens feito, Por tudo o que vais fazer, Por tuas promessas e tudo o que és, Eu quero te agradecer, Com todo o meu ser, Te agradeço, meu Senhor, Te agradeço por me libertar e salvar, Por ter morrido em meu lugar, Te agradeço, Jesus, te agradeço, Eu te agradeço, Te agradeço”

Numa expressão máxima da gratidão em terceiro nível, o meu Muito Obrigada e profunda gratidão pelo cuidado de Deus e dos anjos que Ele mandou em 2020 para cuidar de mim, da minha família, da minha empresa, da minha igreja e de cada ministério, pelas oportunidades e também pelas dificuldades, que o Pai transformou em bênçãos e em aprendizados e que fizeram diferença na minha vida e na vida de tantas pessoas. E também pelas gargalhadas e abraços apertados diários que ganhei do meu filho João que iluminaram o meu dia e renovaram as minhas forças para viver um dia de cada vez.

E que venha 2021, o melhor ano de nossa vida, pelo que Deus ainda vai fazer!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você