[ editar artigo]

Lidera Mulher Brasil – um projeto que nasceu no coração do Pai

Lidera Mulher Brasil – um projeto que nasceu no coração do Pai

 

Atualmente, o papel da mulher tem sido pautado pelos movimentos feministas e de empoderamento, que acabam negando a ideia de complementaridade entre os gêneros, numa competição de quem pode mais ou é melhor ou até mesmo que os homens podem ser supérfluos ou desnecessários.

Mas, a negação dessa complementaridade apresenta a concepção de uma mulher que é autossuficiente, um fardo pesado, o que é o exato oposto da ideia de ajudadora idônea ensinada pela Bíblia Sagrada, que propõe um jugo suave e fardo leve.

Muitas dúvidas e inseguranças permeiam a vida da mulher e a enchem de culpa e frustação. É possível conciliar a vida profissional da mulher com o seu papel no lar? É possível encontrar um equilíbrio entre o ser esposa, mãe, líder de ministério e outros papéis? E também é possível conciliar um bom relacionamento conjugal com o papel de ser mãe? É possível ter realização profissional estando no centro da vontade de Deus? É possível empreender e gerir o negócio a luz da Bíblia? E o propósito, o chamado, a vocação?

No entanto, como apoiar as mulheres na construção e aplicação do modelo bíblico e desconstrução desse pesado fardo?

Visando promover crescimento espiritual, pessoal e profissional de mulheres, foi criado em 2015 o Lidera Mulher, projeto chancelado pela Igreja Batista do Bacacheri, em Curitiba-Paraná, que desenvolve esse crescimento por meio de acolhimento, integração, capacitação, aconselhamento de carreira, networking e troca de experiências e testemunhos.

A proposta é de trazer um conceito diferenciado de capacitação, comunhão e evangelismo, seja para empreendedoras ou para mulheres com interesse profissional.

Pelo Lidera Mulher são realizados encontros mensais com conteúdo edificante para a mulher profissional ou empreendedora, inserção de valores bíblicos no contexto profissional e empresarial, além de promoção de cursos de negócios a luz da bíblia voltado para empreendedoras, com duração de 3 a 4 meses ao ano focando em estudo para aplicação de valores em cada área e dilema do negócio, bem como disponibilizando ferramentas práticas de gestão.

Para não ser somente mais um evento na agenda da mulher ou uma simples capacitação, o apoio da igreja local é fundamental para viabilizar o acolhimento e integração dessa mulher, com inclusão em uma célula ou Pequeno Grupo Multiplicador (PGM), discipulado e apoio de amigas e irmãs em Cristo nesta caminhada, além de encaminhamentos para a rede de apoio da igreja, aconselhamento pastoral e terapias.

Hoje o Lidera Mulher é algo inovador para o trabalho com mulheres nas igrejas batistas, podendo ser replicado em outras igrejas. A primeira multiplicação ocorreu em 2018, em Ponta Grossa-Paraná, onde os encontros são realizados dentro da Associação Comercial, com a participação de mulheres também das cidades vizinhas dos Campos Gerais, e conta com o apoio da igreja Presbiteriana para o acolhimento e integração das participantes.

O projeto Lidera Mulher, nasceu primeiro no coração de Deus e foi plantado no coração de algumas poucas mulheres, que com o coração aquecido pelo sonho, geraram uma sementinha, que foi sendo regada com muita fé, arada com muito trabalho e adubada com muitas orações e também lágrimas. A sementinha foi criando raízes fundamentadas em princípios cristãos e no conhecimento e vivência em gestão, bem como nos testemunhos de muitas mulheres que tiveram as suas vidas transformadas.

Os frutos foram surgindo pela graça de Deus, e porque a obra é dELE. Um dos principais frutos do projeto foi o despertar de muitas mulheres a servirem, fruto colhido pelo resgate da identidade da mulher em Cristo e do seu propósito, pelas conversões, pela integração de mulheres em células/PGMs, pelas recolocações profissionais, pelas aberturas e formalização de empresas, pelas mudanças de profissão e, principalmente, pela transformação de vidas, negócios, casamentos e de famílias.

Neste ano chegou a hora dessa sementinha gerar mudas e alcançar mais mulheres, em outras localidades do país, dividindo o sonho e multiplicando as bênçãos. Está sendo lançado o Lidera Mulher Brasil, inicialmente com artigos semanais nesta coluna na Comunidade Elo e, para 2021, o projeto, com apoio da Junta de Missões Nacionais chegará até as igrejas locais dos diversos estados do Brasil, para capacitação de novas lideranças femininas com cursos, formações, disponibilização de conteúdo, indicação de temas, palestrantes, metodologias, livros e mentorias, dentre outras ferramentas que possibilitem a replicação do sonho.

E como diz o louvor de Carlos de Oliveira: “Os sonhos de Deus, jamais envelhecem, Os sonhos não morrem, sempre permanecem, Às vezes no lugar que a gente não conhece, Se a fé é real, o sonho acontece”.

E a nossa fé é real e a obra não é nossa, é do Pai e que Ele continue nos dando sabedoria e estratégias para alcançar mais e mais mulheres em lugares que a gente não conhece porque somos só instrumentos e cremos que:

“A mulher sábia edifica a casa”. Provérbios 14:1a

... Edifica a empresa

... Edifica a sociedade

... Ajuda a transformar o mundo num lugar melhor

ELO!
Lidera Mulher
Lidera Mulher Seguir

O Lidera Mulher existe para promover crescimento espiritual, pessoal e profissional de mulheres por meio de acolhimento, integração, capacitação, aconselhamento de carreira, networking e troca de experiências e testemunhos.

Ler conteúdo completo
Indicados para você