ELO!
ELO!
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A essencialidade das informações contábeis em tempos de crise

A essencialidade das informações contábeis em tempos de crise
Laduir Pinelli
ago. 18 - 3 min de leitura
000

A história da contabilidade é tão antiga quanto a história da civilização e remonta à necessidade humana de controle de bens e posteriormente como ferramenta de controle sobre as operações comerciais que emergiam junto com outros aspectos da vida social. Registros apontam escritas contábeis egípcias datadas de 2000 a.C

Mas foi por volta de 1500 que o monge franciscano e matemático italiano Luca Pacioli criou o método das partidas dobradas que rege a contabilidade até os dias de hoje.

Fiz essa pequena introdução para ressaltar que a contabilidade foi desenvolvida justamente visando atender à necessidade que uma sociedade em desenvolvimento tinha para controlar as posses e operações comerciais.

Com o passar dos anos e com o aumento da complexidade das transações, a contabilidade passou a ser, além de ferramenta de controle sobre o patrimônio, também a principal fonte para o cálculo de tributos.

E é nesse aspecto que quero focar. O Brasil com seus 63 impostos, taxas e contribuições é o sistema tributário mais complexo do mundo e nesse contexto, a contabilidade passou a ser vista como um mau necessário, já que ela é a base para a apuração e fiscalização desses impostos.

Dessa forma, a principal finalidade da contabilidade e para a qual ela foi constituída que é o controle patrimonial, econômico e financeiro das empresas ficou relegada a um segundo plano.

Diante desse cenário, a principal função do contador passou a ser apurar e pagar os impostos, preferencialmente, o mínimo possível, em um ambiente onde a sonegação fiscal passa a ser considerada normal; mas esse é um assunto para outra conversa.

O fato é que ao focar a contabilidade nos aspectos tributários e omitir informações ao fisco, a administração está desprezando o acesso a informações preciosas para a gestão de seu negócio. Em uma sociedade atual onde o acesso à informação é essencial, desprezar informações que estão dentro de casa não parece ser uma boa ideia.

Em uma época de pandemia, onde tudo o que era já não é mais da mesma forma, ter informações é como ter um GPS que pode indicar a melhor direção e, infelizmente, muitas empresas, principalmente as micro e pequenas, estão navegando às cegas, mesmo tendo um GPS em casa.

Ter o seu contador como um consultor de negócios e não apenas para calcular e pagar os impostos pode ser um importante passo para identificar caminhos e soluções para o direcionamento dos negócios em uma época tão cheia de desafios.  


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você