[ editar artigo]

3 Competências fundamentais para empreender

3 Competências fundamentais para empreender

#1 Capacidade administrativa

Se você tem um negócio, independente se a empresa é só você ou tem funcionários, você precisa investir na sua capacidade de administração.

Administrar é como ter um mapa do seu negócio, que mostre onde você está, de onde você veio e para onde está indo, assim suas decisões serão tomadas de acordo com essa jornada. Então se você sente que não está chegando onde deseja, não entende como está sua situação atual e não tem os dados dos períodos anteriores do seu negócio para analisar o cenário e elaborar um plano, possivelmente você não faz gestão do negócio. Para te ajudar com isso leia: Dicas para organizar o financeiro.

#2 Gestão de relacionamentos

Ter relacionamentos saudáveis não é só uma questão de saúde emocional, mas também de sobrevivência do seu negócio, afinal é impossível manter uma empresa sem clientes, sem fornecedores, sem pessoas.

Em todas as suas atividades de trabalho em algum momento você irá se relacionar com alguém, investir na qualidade desses relacionamentos dará a você equilíbrio e impulso para seguir em frente. E aí, como estão os seus relacionamentos no trabalho? Para começar a investir nessa área temos 3 dicas:

  1. Você não pode mudar o outro, mas pode mudar você!
  2. Insanidade é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Mude!
  3. Ame e perdoe (esse é o segredo de sucesso nos relacionamentos). 

#3 Inteligência emocional

Essa é a competência mais negligenciada pelos empreendedores, não é de se admirar que a previsão da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponte a ansiedade como sendo a doença mais incapacitante do planeta em 2020.

O Brasil é o país com a maior prevalência de ansiedade no mundo, 9,3% da população é afetada, e na América Latina o maior índice de depressão é do nosso país: 5,8%. 😔

Para o seu negócio e principalmente você administrar com sabedoria as emoções é preciso seguir o conselho:

Um dia de cada vez!

Não importa a crise, o problema, o desafio, as circunstâncias, as conquistas, os sucessos, acredite, vai passar, isso tudo está no externo. Mas o que isso deixará em você, é de sua responsabilidade:

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Pv. 4:23

Ler conteúdo completo
Indicados para você